Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2016

NOTÍCIAS DE IPIRÁ


População de Ipirá é beneficiada com sistemas de dessalinização do Programa Água Doce

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou, entre os dias 04 e 07 de janeiro, oficinas de Sustentabilidade Ambiental em três comunidades do município de Ipirá (Cachoeirinha, Estaleiro e Vista Nova), com o objetivo de capacitar os moradores locais quanto aos procedimentos para manutenção do sistema de dessalinização do Programa Água Doce (PAD). Esta etapa marcou o início da operação dos três sistemas que beneficiarão, com a oferta de água potável, mais de 130 famílias de comunidades rurais do município.  

As oficinas foram ministradas por técnicos da Diretoria de Política e Planejamento Ambiental da Sema e equipe do PAD, com a participação de gestores públicos, moradores, professores, agentes de saúde, líderes comunitários, entre outros. Ao todo serão entregues, em Ipirá, oito Sistemas de Dessalinização nas comunidades de Amparo, Cachoeirinha, Cascavel, Estaleiro, HU, Rosário, Sítio Novo e Vista Nova. 

Na ocasião também foi firmado o 2° Acordo de Gestão, elaborado e aprovado pela comunidade, contendo as regras que irão orientar os direitos e os deveres de todas as pessoas a serem beneficiadas, bem como as regras para retirada da água. “O termo de compromisso assinado pela comunidade e pelos órgãos que o apóiam define os responsáveis em cuidar do dessalinizador e da Unidade Demonstrativa, além da destinação adequada do concentrado, visando à preservação do meio ambiente”, explicou a especialista em meio ambiente da Diretoria de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema (DIPPA), Susane Araújo. 

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização.

Na Bahia o PAD tem como meta a implantação e gestão de 385 sistemas de dessalinização, disponibilizando água de qualidade, pronta para o consumo, à cerca de 160 mil pessoas. “Nesta primeira fase o programa entregará 145 sistemas, já foram concluídas 35 unidades e encontram-se em andamento mais 30 obras de implantação destes equipamentos, todos em comunidades difusas do semiárido”, ressaltou o diretor da DIPPA, Ruben Armua
                                                                                   PAD Ipir?

Fonte :

Ambiente Informa - Edição n° 47/2016 - 15/01/2016‏

EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário