Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FOTOS e COMENTÁRIOS SOBRE I º PASSEIO ECOLÓGICO

ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA BURITI - AEB- NA TRILHA DO DESBRAVAMENTO


































ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA BURITI NA TRILHA DO DESBRAVAMENTO
Passeio recreativo com objetivo de resgatar a memória do espaço percorrido pelos viajantes no pós descobrimento(invasão) do Brasil que teve como marco inicial a construção de uma estação ferroviária ao lado de um balneário formando um compléxio eco-turístico de grande importância para o desenvolvimento da vila de São José(Atual Distrito de Maria Quitéria). Eeste marco inicial está localizado no Distrito de Afligidos município de São Gonçalo dos Campos – Bahia.
Este passeio ocorreu no dia 27 de novembro de 2011.
A concentração aconteceu na Praça Central de Humildes, Saída às 8,00 h dos ciclistas integrantes do Pedal Ecológico e a caravana composta por motos, carros e ônibus saiu às 9,00 h com a presença de associados da Associação Buriti e convidados. Chegada da caravana às 10,00 h e dos ciclistas às 11,00 h
Participantes:
Pedro Paulo, Ivonete Silva, Lais Iasmim, Vitória Almeida, Rui Nei Araújo, Jairo Robson, André Borges, Jackson Costa, Carlos Carvalho, Mari, Hamilton Lima, Marcos, Ailton da Silva, Edmário Saraiva, Francisco Silvano, Dejailton Pereira, Zito, Jociane Santos, Diego da Silva, Gabriel da Silva,Atanael Ferreira, Antonio de Souza, Leonardo Moraes, Danilo Santana, Antonio Sergio, Nilson Jesus, Pedro Silva, José Oliveira, Milena da Silva, Elizabete de Jesus, Jodson Souza, Luzileidy de Jesus, Kaique dos Santos, Fernanda dos Santos, Jeovana Silva, Juliana da Silva, Josimar Silva, Gabriela da Silva, Jéferson da Silva, Matheus Bispo, Lais Lane, Fernando dos Santos, Antoniel de Lima, Erlane da Silva, Enrique Freitas, Daniel Sales, Raí Benevides, Eron Vito, Rosália dos Santos, Rosineyte dos Santos, Poliana Reis, Simone nReis, Alice dos Santos, Joel Conceição, Ekson da Silva, Marizete Bispo, Antonio Celso, Djalma Dias, Raisilan Almeida, Jonadson da Silva, Buriti Carvalho, Alexandro Silva, Marizete Ferreira, Ideilson Paim, Emurcio Sales, João Azevedo, Jaimundo Junior, Elias Barreto, Ronildo Silva, Hélio Franco, Marcio, Hamilton Lima, Carlos Carvalho, Mari
Chegada
A chegada foi festiva ao bucólico e atrativo local conhecido por Afligidos, parcialmente preservado, às margens do Rio Canoas, afluente do Rio Subaé, onde existe um pequeno Sistema de Abastecimento de Água, administrado pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo , uma queda d’água artificial onde banhistas se refrescam e uma barracas com bebidas e alimentos. Em seguida chegaram os ciclistas do Pedal Ecológico, liderados por Pedro Paulo chegaram ao local em momento festivo e fraterno de agradecimento aos ciclistas, entoado o hino da Associação Ecológica Buriti. José Coelho, Presidente da Associação usou a palavra, agradeceu a presença de todos e todas, desejou boa recreação aos presentes e se colocou a disposição para as pessoas que quiserem contribuir com as iniciativas da Associação, ao final Pedro Paulo informou as razões do passeio, que, além da recreação, tinha o motivo de resgate da memória histórica da estação Ferroviária e convidou a todos para um simbólico no prédio em ruínas com o desejo de tentar sua revitalização caso os moradores do Povoado de Afligidos e São Gonçalo dos Campos desejarem se engajar nesta proposta coletiva.
Destaque para a presença festiva e divertida das meninas do time de futebol feminino da Associação Buriti, lideradas pela associada Josiane, apelidada carinhosamente pelo apelido de Anne, dos Senhores Francisco e Edmário Saraiva que ouviram a entrevista de Pedro Paulo pelo rádio e resolveu participar por ser um admirador das iniciativas de preservação do meio ambiente e disseram gratos pelo convite, encantado pelo local elogiou a iniciativa da Associação e prometeu contribuir e se integrar juntamente com seu grupo.
Depoimentos
Marizete – A iniciativa é muito boa, o local precisa ser mais cuidado, recuperar a estação ferroviária, revitalizar a mata ciliar do rio canoas e motivar as pessoas para levar a proposta ao Governo Estadual é um trabalho difícil mas vale apena.
Erlane – É a primeira vez que venho ao local, gostei demais , é muito bonito e acolhedor, estou encantada.
O pessoal do Pedal Ecológico se manifestaram:
João Jorge – É um paraíso, tão próximo e eu não conhecia, vou passar a freqüentar, e trazer a família
Jairo Robson – Gostei do local, as pessoas são maravilhosas, o trajeto foi integrador e lembra o passado
Elias – Importante pelo apelo sócio ambiental e cultural. Há uma degradação quen interfere negativamente na localidade.
Hélio – É o desenvolvimento sustentável que transforma e gera renda, a ferrovia é um patrimônio cultural, é um desperdício do dinheiro público, trazer o turismo ecológico é melhorar a vida da comunidade.
Ray Ney – Quero ter a oportunidade de mais uma vez de estar participando de um momento muito importante como este, num domingo, para lutar pela revitalização da Estação Ferroviária do Afligidos
Emurcio Sales - Importante para a saúde, o local é muito interessante, ideal para um projeto de revitalização da estação, para não deixar morrer a nossa história.
Guilherme – Proprietário da barraca de bebidas e petiscos, informou que a iniciativa foi da Sra. Irene, apropriado pela prefeitura que construiu o sistema de abastecimento de água do Município de São Gonçalo, mas depois da privatização degradou o espaço.
Destaque especial para os associados e freqüentadores da Associação Ecológica Buriti, pela alegria, disposição e disciplina durante toda a viagem, Liderados por Joseane, chamada carinhosamente por Anne, comandou a garotada e não deixou a peteca cair nos momentos de maior movimento. O pessoal cantaram, dançaram, e divertiram por toda a excursão, entre eles , Josimar, Lais, Raí, Jeovana, Dego, Joel Danilo Tatiane, Marcos, Gabi e erlane participaram ativamente da parte festiva do evento.
Pitaco de relator – Proveitosa e produtiva, a iniciativa da Associação superou minhas expectativas, se transformou numa semente fecunda, que se bem cuidada renderá frutos dos bons na caminhada para a elevação da consciência ecológica, ações associativistas e luta pelo desenvolvimento sustentável .
Zito
Segundo Secretário