Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

I º PASSEIO ECOLÓGICO - AEB

A Associação Ecológica Buriti-AEB, informa e convida você, familiares e amigos para participarem deste Iº PASSEIO COLÓGICO.

OBJETIVO:
Reconhecer, valorizar e revitalizar socioambientalmente a Trilha do desbravamento, em memória aos que utilizaram-se dela para conquistar sonhos de viver dias melhores no interior da Bahia, especialmente nos Territórios do Recôncavo e Portal do Sertão.

PROGRAMAÇÃO
Data : 27 / 11 /2011 (Domingo).
PERCURSO: 22 Km.
Humildes / Balneário de Afligidos via Mercês.
CONCENTRAÇÃO: Praça da Matriz de Humildes.
SAIDA :
5:00 horas – Andarilos.
6:00horas – Trotadores, Carroças e charretes.
7:00 horas – Corredores e Cavaleiros(Montadores).
7:30horas -- Ciclistas.
8:30horas Veículos motorizados (carros e motos):.
10:00horas -- CHEGADA NO BALNEÁRIO DE AFLIGIDOS
11:00horas – Homenagens ao COMPLEXO SOCIOAMBIENTAL DE AFLIGIDOS(Balneário e Estação Ferroviária).
RETORNO:
Livre e opcional após as homenagens.

Não haverá Taxa de Inscrição nem camisas padronizadas.
ALIMENTAÇÃO : Cada uma(um) conduzirá seu próprio lanche.Serão dsponibilizados 50 lanches para crianças e idosos oferecido pela Professora Elenóide do Colégio Assis Chateaubriand; Porção de Farofa doada pelas Lanchonetes dos Postos Jacolima e São Luiz.
Haverá registro das presenças e carro de apoio para conduzir pertences dos andarilhos, artistas, corredores e ciclistas que deverão identificar previamente.

BALNEÁRIO DE AFLIGIDOS
Localizado no Distrito de Afligidos; Município de São Gonçalo dos Campos- BA.
É formado por um complexo de lagoas de contenção natural de águas de chuva com presença de nascentes permanentes do Rio Canoa que após a passagem pelo Balneário(Barramento artificial das Águas pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos para evitar erosão, equilibrar a distribuição da Água durante o ano e proporcionar aos ribeirinhos, visitantes e turistas momentos de lazer com qualidade natural de vida. Após o Balneário o Rio Canoa junta-se com o Rio da Lama como afluentes do Rio Perauna( O maior Afluente do Rio Subaé).

ESTRUTURA
Queda D’Água em forma de lamina de aproximadamente 5 metros, uma piscina de água corrente sob ponte de madeira, um Kiosque, disponibilizando a venda de bebidas e tira-gosto em geral, banheiros Masculino e Feminino , sombreamento natural com exuberantes Árvores Frutíferas compondo a paisagem natural, promovendo conforto ambiental e preservando as margens ciliares do Rio Canoa afluente do Rio Perauna.

FERROVIÁRIA
Localizada ao lado direito da margem do rio Canoa a Estação Ferroviária Federal desativada em ruínas onde desembarcavam e embarcavam pessoas e mercadorias nos séculos passados durante a época do DESBRAVAMENTO no interior da Bahia proporcionando o desenvolvimento da Vila de Maria Quitéria(São José), atual distrito de Feira de Santana) via, Mercês; Humildes; Limoeiro e Olhos D’Água das Moças(Feira de Santana).

OBS :
Em função da diversidade de horários propostos, solicitamos confirmação da sua presença para que possamos recepcioná-la(o).

COLABORADORES VOLUNTÁRIOS:
Carmelito - Fulô.
Deca - Humildes.
Jociane dos Santos - Escoval - 75- 9901-4329.
José Neri - Escoval.
Juninho - Humildes.
Pedro Paulo - Feira -75- 9958-5380.
Professor Edmilson - São Gonçalo dos Campos
Romildo-Humildes.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

I º PASSEIO ECOLÓGICO - AEB

Na Trilha do Descbravamento.
A Associação Ecológica Buriti-AEB, CONVIDA você, familiares e amigos para participarem deste Histórico PASSEIO ECOLÓGICO.
OBJETIVO:
Reconhecer, valorizar e revitalizar socioambientalmente os espaços físicos que compõem o trajeto percorrido pelos desbravadores dos séculos passados durante a ocupação do Sertão da Bahia.
PROGRAMAÇÃO
Data : 27 / 11 /2011 (Domingo)
PERCURSO: 22 Km.
Humildes via Mercês / Balneário de Afligidos( Distrito de São Gonçalo dos Campos).
CONCENTRAÇÃO: Praça da Matriz de Humildes.
SAIDA :
Andarilos: 5:00 horas.
Trotadores e Carroças – 6:00horas.
Corredores: 7:00 horas.
Cavaleiros(Montadores) : 7:30 horas.
Ciclistas : 8:00horas.
Veículos motorizados (carros e motos): 8:30horas.
Não haverá Taxa de Inscrição nem camisas padronizadas. Cada pessoa ou grupo usa a indumentária que achar mais representativa.
Haverá registro das presenças e carro de apoio para conduzir pertences dos andarilhos, corredores e ciclistas.

CHEGADA NO BALNEÁRIO DE AFLIGIDO: 10:00horas.
11:30horas - Homenagens ao COMPLEXO SOCIOAMBIENTAL DE AFLIGIDOS(Balneário e Estação Ferroviária).

RETORNO:
Apartir das 13:30 horas a combinar.

RELATO SOBRE O BALNEÁRIO DE AFLIGIDOS
Localizado no Distrito de Afligidos; Município de São Gonçalo dos Campos- BA,é formado por um complexo de lagoas de contenção natural de águas de chuva e nascentes permanentes que unem-se formando o Rio Canoa. Logo após o barramento natural para formar o Balneário construido pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos com o objetivo de evitar erosão, equilibrar a distribuição das Águas durante o ano e proporcionar aos ribeirinhos, visitantes e turistas momentos de lazer assegurando conforto ambiental natural para tod@s. Após o Balneário o Rio Canoa recebe contribuição do Rio da Lama e segue por mais uns 5Km até se encontrar com o Rio Perauna( O maior Afluente do Rio Subaé).

ESTRUTURA DO BALNEÁRIO DE AFLIGIDOS
Queda D’Água em forma de lamina de aproximadamente 5 metros de largura por 2,5metros de altura, uma área de aproximadamente 60m² de contenção para em seguida desembocar em uma valeta(piscina de água corrente)com aproximadamente 5métros de compriento/2metros de largura e 1,60metros de fundura sob uma ponte de madeira sombreada por árvores frutíferas. Um Kiosque, disponibilizando a venda de bebidas diversas e tira-gosto em geral, banheiros Masculino e Feminino, sombreamento natural com exuberantes Árvores Frutíferas com mesas e cadeiras compondo a paisagem natural, promovendo conforto ambiental e preservando as margens ciliares do Rio Canoa maior afluente do Rio Perauna.

RELATO SOBRE A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Localizada ao lado direito da margem do rio Canoa encontra-se em ruínas.Nesta Estação Ferroviária desembarcavam e embarcavam pessoas,transportando mercadorias, cultura, arte e muita esperança em dias melhores.O apogeu da Vila de Maria Quitéria(São José), atual distrito de Feira de Santana, foi vivido intensamente utilizando-se do caminho(Trilha,utilizando-se os pontos mais agradáveis pela riqueza ambiental oferecida(Terras planas ou levemente onduladas,Árvores e Água abundantes).
A marcha para chegar a Vila de São José teve os seguintes pontos estratégicos: Mercês; Humildes; Limoeiro e Olhos D’Água das Moças(Feira de Santana).

OBS :
A falta de compromisso da sociedade contemporãnea com a Educação Democrática, inibem o exercício da Cidadania e escondem embaixo do tapetes da corrupção as Políticas Públicas favorecendo a Corrupção destruindo a possibilidade de melhorias na distribuição de renda e acelerendo as degradações da Saúde e do Meio Ambiente.
Você não necessita fazer muito, faça apenas a sua parte (Participe), junte-se a nós.

COLABORADORES VOLUNTÁRIOS DESTE I° PASEIO ECOLÓGICO:
Carmelito - Fulô.
Deca - Humildes.
Jociane dos Santos - Escoval - 75- 9901-4329.
José Neri - Escoval.
Juninho - Humildes.
Pedro Paulo - Feira -75- 9958-5380.
Professor Edmilson - São Gonçalo dos Campos
Romildo-Humildes.