Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA

A Associação Ecológica Buriti-AEB, Registrou com alegria a presença dos Técnicos do INEMA: Ezivaldo Freitas da Silva e Márcio Alves Pimentel  na Sede de Campo da AEB no Povoado do Escoval - Distrito de Humildes em Feira de Santana Bahia, atendendo ao convite do Sócio fundador da AEB o Sr. Pedro Paulo Ferreira da Silva(PP) que teve como objetivo prestar homenagem ao DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA-27/05 em respeito a este importante Bioma para  a ECOLOGIA NACIONAL BRASILEIRA.
Na oportunidade foi efetuado o plantio de um "IPÉ ROSA simbolizando a Espécie Humana neste Bioma (Ipé = Masculino e Rosa= Feminina).

 Plantio do Ipe Rosa :
Da esquerda para a direita: PP - Marcio e Ezivaldo

Da esquerda para a direita: PP e Marcio 


Da esquerda para a direita: PP e EzivaldoApós a ação de Plantio do IPE - Rosa, os visitantes acompanhados pelo Sócio fundadorPP, andaram nas TRILHAS Ecológicas da AEB.
Finalizando PP apresenta para vocês prezados leitores a Poesia que elaborou especialmente para comemorar esta importante data.


MATA  ATLÂNTICA do SER e do TER
TER Mata Atlântica é SER rico. SER Mata Atlântica é viver. No Brasil ainda resta um resquício de floresta ameaçada pelo TER.
 A Mata Atlântica é vida, sua beleza inspira seus habitantes viver. Defensores da Floresta são poucos que ainda resta, vestindo a camisa do SER.
 Se TER Mata Atlântica é ser rico. Mata Atlântica eu quero SER.

ppfs/27/05/2015.

Equipe Voluntária de Comunicação (EVC) da AEB - buritisempre@hotmail.com 




quarta-feira, 27 de maio de 2015

FEIRA REALIZA EXPOSIÇAO AMBIENTAL‏


Clique para obter Opções

EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com

DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA

A AEB - Se irmana com tod@s que entendem a importancia desta data 27/05 por ser a Mata Atlantica o Bioma mais rico em Biodiversidade do Planta .
Resultado de imagem para mata atlantica
Arara Azul

Na região da Mata Atlântica é onde residem cerca de 70% da população brasileira, o que é refletido no alto grau de desmatamento que sofreu o bioma.65 Apesar de legalmente protegida, a perda e fragmentação dos hábitats, caça e extração predatória de produtos florestais, tal como a conversão de áreas de floresta em campos cultivados não diminuíram: entre 2002 e 2008, houve uma supressão de 2.742km², sendo Minas Gerais, o estado que mais desmatou.65 29 66
Atualmente existem cerca de 10% da mata nativa13 67 68 . A maior parte dos remanescentes de mata constituem-se de pequenos fragmentos (cerca de 83% com menos de 50ha), isolados entre si.67 Existem apenas duas regiões onde os remanescentes são contínuos, somando quase 10.000km² de floresta cada uma: a Serra do Mar e deParanapiacaba, nos estados de São Paulo eParaná, no Brasil; e a província argentina deMisiones que é contínua com Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Estadual do Turvo, no Brasil.68
Não obstante, o grau de conservação de ecorregiões desse bioma varia, com ecorregiões que possuem até mais de 20 % da cobertura original (como a ecorregião da Serra do Mar) até outras que conservam apenas 3 % da cobertura original (como as Florestas do Interior, encontradas no interior de São Paulo, oeste do Paraná e Minas Gerais).67 68
Existem pelo menos 510 espécies em extinção, algumas em âmbito global, outras em âmbito nacional, e outras estão ameaçadas apenas no bioma: inúmeras espécies endêmicas como o pau-brasil e o mico-leão-pretoacabam se tornando ameaçadas em todos os níveis desde o regional até o global.66 Extinções locais certamente ocorrerão nos próximos anos, visto a enorme fragmentação em algumas regiões como observado nas Florestas Costeiras de Pernambuco e na Floresta Atlântica do Alto Paraná: não necessariamente pela conversão dos fragmentos em campos cultivados, mas pelo isolamento deles e por atividades como caça, queimadas e extração de produtos florestais.66
Na conservação da fauna, o uso de "espécies-bandeiras" tem sido útil tanto na preservação de algumas espécies em específico, como o caso do mico-leão-dourado e do muriqui, quanto na conservação do bioma e conscientização da população69 . Esforços para preservar uma determinada espécie "carismática" como a onça-pintada, acaba por culminar na preservação de grandes áreas de floresta.
POESIA
 MATA  ATLÂNTICA do SER e do TER
TER Mata Atlântica é SER rico. SER Mata Atlântica é viver. No Brasil ainda resta um resquício de floresta ameaçada pelo TER. A Mata Atlântica é vida, sua beleza inspira seus habitantes viver. Defensores da Floresta são poucos que ainda resta vestindo a camisa do SER.
 Se TER Mata Atlântica é ser rico. Mata Atlântica eu quero SER.
ppfs/27/05/2015.

terça-feira, 26 de maio de 2015

LAFFAIETE COUTINHO CONVIDA VOCÊ FAMILIARES E AMIGOS

A Prefeitura Municipal de Lafaiete Coutinho juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente conta com a sua presença.

Equipe Voluntária de Comunicação - EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com





domingo, 24 de maio de 2015

DIA NACIONAL DO MILHO e do CAFÉ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Zea mays "fraise" - MHNT

Zea mays "Oaxacan Green" -MHNT
milho (Zea mays), também chamado abatiauati e avati,1 é um conhecidocereal, cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem mexicana, já que a sua domesticação começou há cerca de 7500 a 12000 anos na área central da Mesoamérica. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e otriptofano.

Café - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação.1
Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo.2 Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido à queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigomilho e soja.3
Minas Gerais é o estado com maior produção de café do Brasil4 (26,6 milhões de sacas),5 o que corresponde a mais de 50% da produção nacional do produto e 17% da produção mundial.5 Patrocínio é o maior produtor do país com mais de 10% da produção do Triângulo Mineiro.
Equipe Voluntária de Comunicação (EVC) da AEB - buritisempre@hotmail.com