Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

PRATICAÇÃO com Estudantes da UEFES

No dia 1º de Julho de 2011 conduzimos os estudantes de Engenharia da UEFES, Caio Macieira acessor de projetos em Engenharia Civil e seu colega para uma PRATICAÇÃO onde eles conheceram a sede de Campo da AEB no Escoval  e avaliaram o local onde vai ser construida a Casa Ecológica Coletiva para que possam nos dar sugestões e elaborar o projeto de construção civil.
A casa Ecológica Coletiva serà um desafio visto que a mesma será construida de garrafas PETs e deverá obedecer um formato diferenciado compatível com tecnologias limpas e sustentáveis.
 Os estudantes representantes da ENGETEC da UEFS conheceram nesta praticação os projetos Recreio e andaram na Trilha Ecológica nos espaços  1(Área do projeto Recicla Subaé)-2(Área do projeto  Replanta Recôncavo)- 3(Área divisória, encosta íngreme)-4(Área do projeto Lago Vivo  e 5(Área da estrada vicinal).
Na oportunidade fizeram também uma avaliação do local mais indicado para a instalação do Aut'Dó da AEB na margem direita da BR 324 sentido FSA/SSA, nas proximidades do posto de apoio da Via Bahia.




sexta-feira, 1 de julho de 2011

PRATICAÇÃO


O que é PRATICAÇÃO ?
 È o conjunto de práticas  socioambientais desenvolvidas na Associação Ecológica Buriti- AEB, orientadas e acompanhadas por dirigentes membros da diretoria ou por voluntário autorizado.
O objetivo da praticação é utilizar conhecimentos  teóricos para realizar ações práticas transformadoras e sustentáveis.  
As praticações podem ocorrer a qualquer dia em função da necessidade de cada projeto. 
O Projeto RECREIO criou o BABAAÇÃO = BABA+AÇÃO - Conjunto de práticas  desportivas  desenvolvidas no espaço físico da AEB utilizando-se Práticas Socioambientais.
OBJETIVO:
Integrar pessoas utilizando práticas  da Educação Ambiental para valorizar as  presenças dos Associados, Visitantes e Parceiros com práticas sustentáveis e ambientalmente corretas.
O  Babaação acontece sempre aos domingos das 7:30 às 11:30horas, obedecendo uma pauta geral com início, meio e fim.

Início :
Identificação; alongamento e execução de práticas oferecidas pelo representante da Diretoria da AEB dando opção de escolha entre as disponíveis : Inspeção nas Trilhas; Limpeza de aceiros;Tratos culturais; Abertura de covas; Escavação de buraco para fixação de estacas; Adubação;  Plantio; Rega; Poda; Colheita; Alimentação de animais silvestres; Identificação de formigueiros, cupinzeiros  etc.).
Meio :
 Após o aquecimento cada um dos presentes escolhe uma atividade esportiva ou recreativa entre as disponíveis para participar: Baba; Frescobol; Iniciação ao Tênis; Xadrez ; Dama; Baralho; Dominó etc.
Fim :
Desaquecimento com relaxamento muscular leve, Hidratação; Degustação e Premiação(Sorteio de brindes surpresas).
Registros fotográficos para divulgarmos  em nosso blog: www.buritiecologica.blogspot.com
As horas de atividades praticadas na AEB serão registradas e  reconhecidas com um certificado no final do ano ou quando for solicitado. A solicitação deve ser feita mediante ofício. A Diretoria avaliará o comportamento da(o) solicitante  e sua carga horária registrada igual ou superior a 40horas de praticação. Em caso positivo será concedido o CERTIFICADO.
Participe conosco  e convide seus familiares, amigos e colegas. 

NÓS SOMOS PASSAGEIROS O AMBIENTE É ETERNO.