Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

UFRB Campus de Feira(CETENS) realiza CURSO

Título do Curso : Rodas de Conversa e Produção Textual em Educação do Campo.
Data: Sábado 19 Março 2016, 08:00
Local: Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

Docentes e discentes do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizam o projeto: “Rodas de Conversa e Produção Textual em Educação do Campo”. O curso iniciará no dia 19 de março, às 9h, no CETENS, em Feira de Santana.
As inscrições são realizadas até 7 de março, os interessados  devem enviar uma carta de apresentação e intenção para o email: producaodetexto@gmail.com solicitando a sua inscrição. O projeto prevê encontros quinzenais de 8h diárias e cada encontro será mediado por um professor convidado. O curso terá uma carga horária total de 92h com emissão de certificados para os participantes. As oficinas serão sempre aos sábados.
O projeto será realizado em três etapas: duas de caráter formativo e produção textual e outra no formato de seminários de socialização. O curso destina-se a estudantes universitários e demais interessados, incluindo professores da rede pública de ensino, líderes de movimentos sociais e comunidade em geral.
Segundo a coordenação, o que se propõe é realizar oficinas pedagógicas no formato de Rodas de conversa à luz dos círculos de cultura de Paulo Freire. As oficinas destinam-se a trabalhar as diversas formas de leitura e produção de texto e estão em constante diálogo com o projeto político da Educação do Campo, sustentadas pelo debate articulado entre seus pilares conceituais, que são: Educação - Trabalho e (re)produção camponesa, Questão Agrária e Emancipação, que pressupõem a luta e a auto-organização.
 



Fonte : Agencia de Notícias - Portal UFRB.

Equipe Voluntária de Comunicação"EVC" da AEB - buritisempre@hotmail.com
 

terça-feira, 1 de março de 2016

I GRITO DA ÁGUA EM FEIRA DE SANTANA

Sindicato dos Trabalhadores em Água e Meio Ambiente da Bahia convida a tod@s para participar do I GRITO DA ÁGUA em Feira de Santana.

Local : Praça do Nordestino.
Início : Apartir das 8h.
Defender a Água é defender a VIDA.

EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com

domingo, 28 de fevereiro de 2016

ARARINHA - AZUL

Reintrodução da Ararinha-azul é discutida no município de Curaçá

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participou, entre os dias 16 e 17 de fevereiro, de reunião coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, que visou a elaboração de estratégias para a preservação da Ararinha-azul, ave que tem como habitat natural o município de Curaçá, no interior da Bahia.
O município de Curaçá na Bahia é a única área com registro confirmado da presença da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii). Para evitar a extinção da espécie, o Governo Federal e outras instituições, inclusive internacionais, elaboraram o Plano de Ação para a Conservação da ararinha-azul. O plano estabelece medidas para o aumento populacional da espécie em cativeiro e a proteção do seu habitat visando sua reintrodução no seu ambiente natural.
Participaram do evento representando o Inema, os especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto, Marianna Pinho, da Diretoria de Biodiversidade (DIBIO), e Eduardo Macedo, da Diretoria de Unidade de Conservação da (DIRUC), além de Anselmo Vital, coordenador da Unidade Regional Sertão do São Francisco.
Marianna Pinho apresentou as atividades da DIBIO que podem contribuir para o projeto de reintrodução da ararinha-azul como restauração florestal das áreas de ocorrência da espécie e participação no Programa de Cativeiro. Já Macedo mostrou a proposta de criação de unidades de conservação no município, que se integra com a da unidade de conservação federal, garantindo maior proteção à espécie. Anselmo Vital explanou sobre as ações de fiscalização na região e sua importância para redução do tráfico de animais silvestres e atividades ilegais na área de ocorrência da espécie.
A equipe de técnicos presentes no evento também realizou trabalho de campo, visitando os locais onde foram avistados os últimos exemplares de ararinha-azul na natureza, localizados nas imediações do riacho da Melancia e fazenda Concórdia, onde será implantado o viveiro de reabilitação dos indivíduos a serem soltos.