Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A Associação Ecológica Buriti- AEB, deseja a tod@s associados e amigos uma boa reflexão HUMANÍSTICA sobre o PENSAR/ AGIR de cada uma(um). Estamos cansados de saber :  "O TEMPO NÃO PARA".



Sexta, 05 de Junho de 2015
Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os temas para o Dia Mundial do Meio Ambiente são uma maneira de dar ideias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente.

Atividades para o Dia do Meio Ambiente

  • Pinte um mural sobre a natureza;
  • Ajude a limpar uma praia;
  • Faça coisas com material reciclado.
  • Plante uma árvore ou um mini jardim em sua casa
  • Utilize materiais reciclados
  • Comece a separar o lixo para ser reciclado
  • Ajude a limpar um parque público

Frases e Mensagens para o Dia do Meio Ambiente

  • "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve". - Victor Hugo
  • "Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja". - Chico Xavier
  • "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". - Mahatma Gandhi.
  •                                                             CONVITE
  • Dia 06/05/2015 (Sabado) às 14:30h você familiares e amigos são nossos convidados para participarem juntos conosco do plantio de mudas frutíferas em homenagem à semana do Meio Ambiente na Sede da AEB no Povoado do Escoval Distrito de Humildes .  . 
  • As mudas sugeridas para o plantio são : 
  • Canela ; Cravo-da-India ; Carambola ; Fruta-pão ; Jaboticaba ; Jaca ; Jenipapo e Limão . 
  • A Equipe Voluntária de Comunicação(EVC) da AEB agradece antecipadamente a sua participação. 
  • buritisempre@hotmail.com 

terça-feira, 2 de junho de 2015

FACULDADE DE AGRONOMIA EM DESTAQUE

A Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (FAMESF), promove este ano de 2015 um importante encontro de seus ex-alunos com o objetivo de reintegrar, ressocializar humanizar e  comemorar datas e eventos importantes ocorridos naquela pioneira instituição de ensino superior no interior do estado da Bahia.

Paula Carvalho(Paulinha) em Juazeiro da Bahia , unindo Belezas :  humana e Ambiental
Juazeiro da Bahia é caminho p'ra Remanso venha p'ra cá sem receio pois aqui até o Leão é manso.
Esquerda para direita : PP, Leão e Paulinha.

1º) 5º Encontro dos ex- alunos.

2º) Aniversário de 55 anos da FAMESF . 
3º) Aniversário de 50 anos de formatura da primeira turma de Engenheiros Agrônomos.
4º) Aniversário de 50 anos de criação do Diretório Acadêmico (DA).
Diante da magnitude dos acontecimentos a serem comemorados a comissão organizadora agradece antecipadamente a sua presença de familiares e amigos. 

Comissão Organizadora           
José Humberto Felix de Souza
        
Equipe Voluntaria de Comunicação(EVC) da AEB- buritisempre@hotmail.com

segunda-feira, 1 de junho de 2015

QUEM CONSULTA QUER SABER

Hoje comemora-se o dia a imprensa e a AEB parabeniza a tod@s que trabalham nesta atividade de comunicação.
Hoje esta iniciando a Semana Mundial do Meio Ambiente.

Participe encaminhando pelo nosso E-mail: buritisempre@hotmail.com, acontecimentos de interesse público para que outr@s pessoas possam compartilhar.

A Equipe Voluntária de Comunicação(EVC) da AEB agradece sua visita e aguarda sua comunicação. 

domingo, 31 de maio de 2015

PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global

Simultaneamente à reunião de chefes de Estado ocorrida na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio de Janeiro, 1992 - foi realizado o Fórum Global das Organizações Não-Governamentais, contando com a participação de 15000 profissionais atuantes na temática ambiental. Nesse evento foram ratificados 32 tratados, dentre eles o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento que constitui marco referencial da EA, no qual são definidos os seus princípios de compromisso com mudanças nas dimensões individuais e estruturais. Aborda os direitos e os deveres que cabem aos cidadãos, tendo em vista o estabelecimento de sociedades sustentáveis.

1) A Educação é direito de todos; somos todos aprendizes e educadores.

2) A Educação Ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, promovendo a transformação da sociedade.

3) A Educação Ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária.

4) A Educação Ambiental não é neutra, mas ideológica. É um ato político.

5) A Educação Ambiental deve envolver uma perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.

6) A Educação Ambiental deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas.

7) A Educação Ambiental deve tratar as questões globais críticas, suas causas e inter-relações em uma perspectiva sistêmica, em seu contexto social e histórico.

8) A Educação Ambiental deve facilitar a cooperação mútua e eqüitativa nos processos de decisão, em todos os níveis e etapas.

9) A Educação Ambiental deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a história indígena e culturas locais, assim como promover a diversidade cultural, lingaística e ecológica.

10) A Educação Ambiental deve estimular e potencializar o poder das diversas populações, promovendo oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade.

11) A Educação Ambiental valoriza as diferentes formas de conhecimento. Este é diversificado, acumulado e produzido socialmente.

12) A Educação Ambiental deve ser planejada para capacitar as pessoas a trabalharem conflitos de maneira justa e humana.

13) A Educação Ambiental deve promover a cooperação e o diálogo entre os indivíduos e instituições com a finalidade de criar novos modos de vida, baseados em atender às necessidades básicas de todos os indivíduos.

14) A Educação Ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações.

15) A Educação Ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.

Equipe Voluntária de Comunicação(EVC) da AEB - buritisempre@hotmail.com