Páginas

sábado, 16 de maio de 2015

CRIME AMBIENTAL


Madeira nativa da Caatinga é apreendida pelo Inema durante operações em Jequié

A Unidade Regional Jequié do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com outros órgãos estaduais e federal, realizou apreensões em operação de fiscalização de transporte ilegal de madeira nativa da Caatinga.
Sem a devida permissão dos órgãos ambientais, um veículo, modelo F4.000, transportava a madeira dentro da cidade, quando foi flagrado por técnicos do Inema cometendo o crime ambiental. A carga foi aprendida e levada para UR Jequié.
Outro carro teve a sua carga abordada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última sexta-feira (8) na BR 330. O mesmo carregava o material sem a devida documentação de origem florestal (DOF), necessária para todo tempo da viagem. O referido automóvel, juntamente com o condutor, foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil de Jequié, e posteriormente a ocorrência foi encaminhada ao Inema para adoção da providencias administrativas cabíveis.
Já nesta segunda-feira (11), outra apreensão do mesmo material. Desta vez um veículo que transportava de forma ilegal a madeira Caatinga, que é oriunda da região de Boa Vista, situada ás margens da Barragem de Pedra, teve todo produto seu retido pelas autoridades.
A extração está tipificada no Art.46 da Lei 9.605 de 1998 e é caracterizado como Crime Ambiental no art. 254 Inciso I, parágrafo único do Decreto Estadual 14024 de (2012).
Disque Meio Ambiente – O cidadão que deseje registrar denúncia de crimes ambientais praticados no Estado podem entrar em contato com o Instituto através do 0800 071 1400.
Fonte: Ascom / Inema

quarta-feira, 13 de maio de 2015

segunda-feira, 11 de maio de 2015

I SEMINÁRIO AGROTÓXICOS X APICULTURA


Data: De Terça-feira 12 Maio 2015 -  08:00
Até Quarta-feira 13 Maio 2015 - 22:00
Local: Auditório da PPGCI, campus Cruz das Almas
Em comemoração ao dia do apicultor, será realizado na UFRB, entre os dias 12 e 13 de maio, o I Seminário Agrotóxicos X Apicultura. O evento acontece a partir das 08h no auditório da PPGCI, campus Cruz das Almas. De acordo com a professora do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), Maria das Graças Vidal Alves, a apicultura tem sofrido sérios prejuízos oriundos da aplicação de agrotóxicos utilizados para o combate de pragas, doenças e ervas daninhas. Neste contexto, uma quantidade expressiva de abelhas são exterminadas anualmente, concorrendo para queda de produção de várias culturas agrícolas, em função do desaparecimento das abelhas. Torna-se necessário a conscientização da população sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências para o homem e meio ambiente.
Equipe Voluntária de Comunicação da AEB - buritisempre@hotmail.com

domingo, 10 de maio de 2015

REUNIAO ORDINÁRIA CONSELHO GESTOR CANIONS DO SUBAÉ



Estamos convocando os conselheiros para a Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Monumento
Natural dos Canions do Subaé, que será realizada no dia 21 de maio de 2015 (quinta-feira), às 08:30 horas, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB sito à Rua do Imperador,09 Centro, Santo Amaro - Ba, próximo ao Teatro Dona Canô com a seguinte pauta:
Leitura da Ata da reunião anterior;
1.
2 Escolha da nova secretaria executiva;
3. Resposta da Moção encaminhada ao INEMA;
4. Apresentação sobre licenciamento da empresa Penha - Fabiana Paranaguá Pref. de
Municipal de Santo Amaro; 5 Informes e o que ocorrer.
Contamos com a sua digníssima presença, ao tempo em que colocamo-nos a sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos. Certos de sua atenção, desde já agradecemos.
Atenciosamente.
Ezivaldo Freitas da Silva
Gestor do Monumento Natural dos Canions do Subaé
Mat.: 10.312.829-8
Rua Castro Alves, 1314, Edifício Central Médica, 20 andar, çentro, CEP 44001-18q Tel. (75) 3223-3739 - Fax (75) 3223-2241- Feira de Santana-Ba.

Equipe Voluntária de Comunicação da AEB - buritisempre@hotmail.com