Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

MEMBROS DA OCUPAÇÃO CONTRA O BRT VISITAM A BURITI


No dia 27/09 e 01/10/2015 cinco membros da ocupação contra o BRT de Feira de Santana visitaram a sede de Campo da Associaçao Ecológica Buriti - AEB localizada no Povoado do Escoval distrito de Humildes. Na oportunidade participaram de uma atividade prática voluntária de rega das Árvores frutíferas e ornamentais cultivadas no espaço Ecológico.
Os voluntários foram :
Dia 27/09/2015.

 
Esq p Direita : Suellen(Su), PP e Ton.
Esq/Direita: Suellen (Su); Pedrinho e Ton

Dia 01/10/2015.

Esq/ Direita: Deleon Malabares ; PP e Ìtalo

Deleon (Malabaris),Ítalo e Nielson

A AEB agradece a todos e convida interessados para nos visitar.
Agende com antecedência, que teremos prazer em recebê-los na Sede de Campo da AEB.


EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Caixa Econômica suspende recursos para construção do BRT em Feira

A Caixa Econômica Federal suspendeu os repasses de pagamentos para as obras do BRT em Feira de Santana. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, um ofício informando sobre a suspensão foi recebido hoje (30) pelo governo municipal.

Laiane Cruz
Caixa Econômica suspende recursos para construção do BRT em Feira
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Fonte : Acorda Cidade
EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com





quarta-feira, 30 de setembro de 2015

RURALISTAS ATACAM COVARDEMENTE

Na madrugada do dia 18 de Setembro de 2015, o Povo Guarani Kaiowá (MS) sofreu mais um ataque do extermínio promovido por ruralistas com o incentivo do dep. Luiz Henrique Mandeta (DEM), da dep. Tereza Cristina (PSB) e do senadoe Waldemir Moka (PMDB), o ruralistas também contam com apoio da PM.
Nesse último ataque além de presos e torturados, uma mulher grávida e uma criança foram estupradas. Apesar da gravidade da situação e atrocidades que estão sendo cometidas contra esse povo pouco se fala na mídia e nos meios de comunicação. É o Estado Brasileiro junto com ruralista promovendo o extermínio de nós povos indígenas.
Se você ainda não sabe, procure saber e ajude a divulgar as informações. Se você sabe e não se comoveu, está sendo cúmplice dessa monstruosidade.
Se quer ajudar e não sabe como, divulgar informações e mudar sua foto de perfil para "somos todos Guarani Kaiowá" já é um começo.
Fonte : Júlio Cesar compartilhou tambem o Vídio de Narúbia Moreira.
EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

LUA VERMELHA





A lua vermelha na noite de 27/09/2015, transmitiu seu recado ao mundo contemporâneo.
Cada ser humano interpreta de acordo com suas crenças religiosas, científicas ou atraves dos conhecimentos populares .
Particularmente entendemos como um sinal de alerta raivoso contra a população degradadora exploradora que ocupa este planeta praticando atos criminosos contra a própria vida na terra.  A terra está ferida, seu sangue(Água) está se esgotando, derramando, artérias e veias(Rios e riachos) secando ou jorrando poluídos ou contaminados. Flora e Fauna sendo extintas por predadores criminosos. Biomas degradados. A ciência acelerando e os recursos se esvaindo.
Os humanos avarentos não conseguem perceber,  que a terra está em chamas, até o papa aclama, seus fieis são sacanas, só querem saber de grana, matam e morrem pelo poder. 
Infelizmente a mãe terra está no caminho do fim. Não sejamos pessimistas, vamos juntos resistir enquanto ha vida ha esperança não podemos recuar. 
Todos somos mortais, não vamos nos enganar, este é um argumento forte que devemos sustentar até o fim porque mesmo não sendo iguais animais e vegetais todos devem entender que o sentido da vida é viver.
Para que serve o poder ? Se a Natureza sozinha não pode se defender. É clara a obrigação de defender seu irmão é quem está no poder. E agora o que fazer? Se destruir não renova e quem nasce quer viver. 
Se não pensar no futuro, estamos vivendo pra que ? É como querem fazer na Princesa do Sertão com o tal BRT. O gestor muito sabido o povo muito sofrido sem poder se deslocar, poucos ônibus na cidade em total precariedade desanima o cidadão. Qualquer meio de transporte para o povo é muito bom.
Ciclovia nem se fala, nascentes da mesma forma a cidade abandonada sem planejamento pra nada é tudo no quebra galho, PDDU é uma carta que está fora do baralho porque vem ameaçar um grande receituário, que alimenta propinas, cargos e bons salários.
A nossa Feira de Santana, está no leito da morte, o povo não tem BUZÚ é muito carente o  transporte, o tempo de espera é grande o preço da passagem é indecente, sem falar que são BUZÚS bem velhnhos o e já sem dente. Você pega em um ponto e ele quebra logo na frente.
O  gestor é resistente não quer saber de PDDU, se acha dono da Feira, não quer respeitar mais nada, tem maioria na Câmara está metido a bonzão, se acha verdadeiro dono da Princesa do Sertão.
Como princípio administrativo ele trocar o ser pelo ter, acelerou o projeto como se diz nu e cru, sem respeitar a lei que exige o PDDU. Sendo incoerente não respeita a lei Federal que protege o Meio Ambiente.
Sem um pingo de maldade, acho que o Zé de fora não vai nos deixar saudade. O poder não é eterno e para o céu ou  para o inferno um dia vamos viajar.Nós do SER ele do TER com certeza não iremos andar no BRT.

OBS : Não falamos do ser humano pessoa, falamos do ser humano gestor.


FSA, 28/09/2015.

domingo, 27 de setembro de 2015

FEIRA GEME COMO EM DORES DE PARTO

E QUEM PODE NADA FAZ!
 Na Bíblia, lê-se:
“Com efeito, sabemos que toda a criação, até o presente, está gemendo como que em dores de parto”.  (Rm 8, 22).
No Estado da Bahia / Brasil, a cidade de Feira de Santana também “está gemendo como que em dores de parto”.
E QUEM PODE NADA FAZ!
O prefeito e os demais políticos que dirigem a cidade, como sempre, sem consultar devidamente o povo, estão executando o projeto do BRT, integrante do sistema de transporte público. Modificaram o projeto original para atender a interesses particulares, desfigurando a bonita, histórica e tradicional Av. Getúlio Vargas.
E QUEM PODE NADA FAZ!
Como a Av. Getúlio Vargas é bem arborizada, dizem que as árvores estão causando problemas e obstáculos para o progresso da cidade.
Estão matando as árvores.
Geralmente, matam até as pessoas que criam obstáculos. Então, dizem: - por que não matar as árvores?
Não é assim que os poderosos fazem com as pessoas que atrapalham seus planos de enriquecimento e empoderamento ilícitos?
Matam pela opressão, matam pelo abuso de poder, matam pela retirada dos direitos do cidadão, matam pela repressão contra aqueles que podem denunciá-los. Matam pelos muitos recursos que possuem e pelos que desejam possuir. Usam esses recursos contra os menos favorecidos, como também, contra os menos protegidos e, para eles, menos importantes para a sociedade, que julgam ser só deles.
E QUEM PODE NADA FAZ!
Na recente construção dos viadutos, sob o comando do atual prefeito, não houve o devido diálogo e, muito menos, a necessária transparência. O planejamento foi um fiasco tão grande que, dentre as muitas falhas, colocaram sinaleira embaixo de viaduto. O custo de tudo isso, sem qualquer transparência, provocou um enorme endividamento para os cofres do Município. O prefeito e seu grupo não pagam as caras parcelas dos empréstimos, mas o povo paga. E o problema da mobilidade urbana continua gravíssimo na cidade de Feira de Santana.
E QUEM PODE NADA FAZ!
No povoado de Sete Portas, situado no distrito de Jaguara, nesse mesmo município de Feira de Santana, no último mês de agosto/2015, uma Professora de uma escola do Município foi demitida porque liderou um grupo que pediu melhorias para o povoado. São inúmeros os casos de repressão às pessoas que se opõem ao atual governo municipal de Feira de Santana.
E QUEM PODE NADA FAZ!
O prefeito é o mesmo que se omitiu e se calou e agiu com indiferença e irresponsabilidade diante do grave problema da empresa que deixou a cidade sem transporte coletivo durante dez dias. Para agravar a situação, dizendo estar tomando providências, o chefe do município se utilizou do transporte alternativo, legalizando o ilegal que, até então, vinha combatendo. (Agosto de 2015)
E QUEM PODE NADA FAZ!
É também o mesmo prefeito que, como sempre, enganando o povo, quer fazer acreditar que o problema da construção do BRT é apenas o ambiental. Na verdade, com a discussão no campo ambiental, pretende desviar a atenção do povo. O interesse defendido pelo prefeito está valendo mais de R$ 100.000.000,00 (Cem milhões de reais). Novo endividamento para o Município. Por quem ele está atropelando a todos que ousam atravessar o seu caminho?
E QUEM PODE NADA FAZ!
E o Plano Diretor de Desenvolvimento da Cidade de Feira de Santana? Ninguém sabe e ninguém viu. O que se vê é fazer, desmanchar; fazer de novo e desmanchar, repetidas vezes, sempre de acordo com as conveniências.
E QUEM PODE NADA FAZ!
No livro ‘Construir o Homem e o Mundo’, (1ª Ed. Lorena: Cléofas, 2014) o escritor francês Pe. Michel Quoist, parecendo adivinhar o que aconteceria em Feira de Santana neste ano de 2015, há mais de 50 anos, disse:
“Sem dúvida, nossa civilização está em perigo, mas, não tanto em suas fronteiras geográficas, como nas próprias fronteiras do coração humano. O verme que corrói está em seu interior, e se fortifica, inexoravelmente, alimentado pelas facilidades do mundo moderno que oferecem ao corpo as delícias e ao espírito o orgulho do poder”. (p. 13).
E mais:
“Apesar da sua decadência, o homem admira-se a si mesmo. E admirando-se esquece de admirar a Deus e adorá-lo. Enquanto cresce seu extraordinário poder sobre as coisas, esquece a Onipotência de Deus, faz das coisas seu deus, usa-se a si mesmo no lugar de Deus”. (p. 15).
E, no mesmo livro, o Pe. Michael Quoist diz que “Aquele que se crê superior em tudo, condena-se à ineficácia”. (137).
O povo e os políticos do Município de Feira de Santana devem estar atentos também para o que diz o Papa Francisco, na Carta Encíclica Laudato Si’. (182 e 188. Paulinas. São Paulo. 2015):
“A previsão do impacto ambiental dos empreendimentos e projetos requer processos políticos transparentes e sujeitos ao diálogo, enquanto a corrupção, que esconde o verdadeiro impacto ambiental de um projeto em troca de favores, frequentemente leva a acordos ambíguos que fogem ao dever de informar e a um debate profundo”. (p. 147)
E mais:
“Repito uma vez mais que a Igreja não pretende definir as questões científicas nem substituir-se à política, mas convido a um debate honesto e transparente, para que as necessidades particulares ou as ideologias não lesem o bem comum.” (p. 150 e 151).
Diante de tudo isso, pergunta-se:
Como se colocam o prefeito e os demais políticos de Feira de Santana e todos aqueles que os apoiam diante das afirmativas do escritor francês Pe. Michael Quoist e do Papa Francisco?
Minha gente, esse é o grande problema, em Feira de Santana, hoje. O prefeito e os políticos que dirigem a cidade, andando pela contra mão, querem que o povo pense que o problema é somente o ambiental. Na verdade, querem esconder os verdadeiros objetivos deles, que se julgam donos da cidade, donos do mundo.
Na realidade, o povo e a própria cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia / Brasil, como “toda a criação, até o presente, está gemendo como que em dores de parto”. (Conf. Rm 8, 22).

E QUEM PODE NADA FAZ!
Fonte : Professor Cosme Castor 
EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com