Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

AGRICULTURA FAMILIAR

SISTEMATIZAÇÕES PODEM AJUDAR NA DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS ÚTEIS A FAMÍLIAS SERTANEJAS

07/09/2015

_MG_8104
Saberes e práticas de agricultoras e agricultores são destaques das sistematizações. Foto: Programa Semear/ Manuela Cavadas
Conhecer aprendizagens, desafios, conquistas e contextos de experiências relacionadas à nossa realidade pode ajudar na construção de ideias capazes de transformar nosso cotidiano. Para facilitar a disseminação desses saberes, é possível contar com diferentes instrumentos de gestão do conhecimento. Hoje, vamos dar atenção especial a um deles: a sistematização.
Quando o assunto é desenvolvimento rural sustentável no Semiárido nordestino, saberes e fazeres de agricultoras e agricultores costumam ser muito úteis. O que dizer, então, sobre a possibilidade de acessar conhecimentos assim a partir de poucos cliques? Isso é o que propõe o Banco de Saberes e Atores do Semiárido que reúne sistematizações separadas por áreas temáticas como: Inovações produtivas e tecnológicas; Negócios rurais e Recursos naturais e adaptação às mudanças climáticas.
No total, são 16 experiências sistematizadas, contemplando iniciativas realizadas em regiões semiáridas de estados como Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Abaixo, o link para cada experiência, que pode ser acessada em www.portalsemear.com.br. É possível fazer o download das sistematizações e assistir a vídeos que ilustram os aprendizados registrados nos documentos. Ao lado do descritivo de cada sistematização há perfis de agricultoras e agricultores que participam das experiências, compartilhando seus saberes.
Inovações produtivas e tecnológicas:
Negócios Rurais
Recursos naturais e adaptação às mudanças climáticas
FONTE: Projeo SEMEAR

EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário